segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Xadrez na Escola

Xadrez na Escola






Primeiramente devemos compreender o jogo como inicio de nossas vidas, é preciso certo tempo e orientação para que se de os primeiros passos então se faz necessário tempo e orientação para obter conhecimento básico do jogo.
Os primeiros jogos são de exercícios para os que aprendizes acostumem com símbolos, movimentos, regras e métodos de jogadas (por volta dos sete anos de idade).
Conforme Stefanelli et al. (2010) O xadrez auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução. A escola papel muito mais importante do que a uma década atrás. Uma multiplicidade de novas formas de ensino como a inserção de novas tecnologias, ligada a informática, os educandos tem que se adaptar a essas mudanças para não se perderem no tempo (p. 04).
Quando praticam jogos em grupo as experiências são repassadas entre os próprios educandos, ressalvando a presente importância de organização em conjunto na sociedade, sem duvidas iram compreender e concordar com ceder a opiniões em grupo a discutir e a compreender o método mais eficaz para a equipe.
Muitos psicólogos dizem que os primeiros anos escolares são os mais importantes na vida do homem, que a melhor forma de aprender é através de métodos lúdicos, então pode-se acrescentar jogos para organiza-los desenvolvendo seu raciocino lógico e concentração.
O xadrez ensina a criança de maneira que esta fique mais orientada a buscar métodos para soluções de problemas a entender a essência do que realmente lhe é proposto.
Na vida escolar é comum para todos os educadores crianças tendo dificuldades em matemática para resolver exercícios que necessitam de concentração para interpretar os enunciados dos problemas, crianças com dificuldades de produzir textos, e enfim se deparando com vários problemas de varias disciplinas que necessitam de interpretação lógica e organizadora que pode ser ativada em suas mentes com a pratica do jogo de xadrez.

Características do xadrez Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter
Fica-se concentrado e imóvel na cadeira. O desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo. Avaliação da estrutura do problema e a distribuição do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances. Desenvolvimento da capacidade de pensar com abrangência e profundidade.
Após encontrar um lance, procurar outro melhor. Tenacidade e empenho no progresso contínuo.
Partindo de uma posição a princípio igual, direcionar para uma conclusão brilhante (combinação). Criatividade e imaginação.
O resultado indica quem tinha o melhor plano. Respeito à opinião do interlocutor.
Dentre as várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa. Estímulo à tomada de decisões com autonomia.
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior e deve apresentar o seguinte. Exercício do pensamento lógico, auto-consistência e fluidez de raciocínio.


Veja tambem.
Slides Referentes ao Assunto.

Video Xadrez Animado.

Link Relacionado.



REFERÊNCIAS

Centro de Excelência em Xadrez disponível em: http://www.cex.org.br Acesso em 15 de maio de 2010.
Stefanelli M. F. et al. Xadrez nas Escolas, disponível em:
http://www.sbemba.com.br/anais_do_forum/posteres/PT11.pdf
Acesso em 08 de junho de 2010.

Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 80 - Enero de 2005, Disponível em: http://www.efdeportes.com/
Acesso em 08 de junho de 2010

SA, Antonio. O Xadrez e a Educação: Experiências nas Escolas Primárias e
Secundárias da França. Rio de Janeiro, 1988. Disponível em
http://www.terravista.pt/Enseada/2502/Tributo2.htm Acesso em: 08 junho. 2010.


Cursandos: Tancredo H. Tonello e Cleciane R. dos Santos

Um comentário: