D.Jõao VI voltou para Portugal e deixou seu filho D.Pedro para governar o reino do Brasil.
As Cortes portuguesas exigiam que o príncipe-regente também voltasse. Os brasileiros temiam que se D. Pedro fosse embora do Brasil, nosso país se tornaria novamente colônia de Portugal. Eles não queriam que isso acontecesse.

Os brasileiros organizaram então o movimento pela indepêndencia do Brasil. José Bonafácio de Andada e Silva, Ministro do Reino, destacou-se em defesa da nossa independência. Ele aconselhou muitas vezes D. Pedro a separar o Brasil de Portugal.

Depois de ler as cartas, D. Pedro disse:
" A partir deste momento o nosso objetivo será: Independência ou Morte! "

As ordens de D. Pedro precisavam ser aceitas em todas as províncias brasileiras para que nosso país se tornasse, de fato, independente de Portugal. Mas algumas províncias se revoltaram e continuaram a obedecer às ordens vindas das Cortes portuguesas. Isso aconteceu na Bahia, no Grão- Pará, no Maranhão, no Piauí e na Província Cisplatina que é o atual Uruguai.
D. Pedro enviu tropas e essas províncias e com a ajuda de militares estrangeiros conseguiu dominá-las. Os soldados portugueses foram embora e, em 1823, a independência estava garantida em todo o país.
Marcia - Neiva
Marcia - Neiva
Gostei muito do trabalho de vocês. Parabéns!
ResponderExcluirParabéns pelo trabalho, ficou ótimo.
ResponderExcluirParabéns, sua postagem ficou bem interessante, bem atrativa, com certeza irá despertar o interesse dos alunos. Ficou bem diNãmico. Parabéns.
ResponderExcluirA História faz parte de nossas vidas, parabéns pelo trabalho.
ResponderExcluir