terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uso das Mídias nas Escolas


Leitura, reflexão e discussão sobre Mídia-educação


O texto de Silvio P. Costa "Mídia-Educação no contexto escolar", relata uma pesquisa de campo sobre o contexto do uso da Mídia nas escolas da cidade de Florianópolis. Assim o autor discute primeiramente, qual a importância do uso das mídias digitais na educação, e em seguida, apresenta uma abordagem curricular, criada pelo British Film Institute (BFI) para o trabalho de mídia-educação escolar.


Link do texto:
Mídia-Educação no contexto escolar


Vídeo de Jesus Martin-Barbero, numa conferência no Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, em Junho de 2007, sobre a importância das Tecnologias na Educação.







13 comentários:

  1. Tempos atrás não se tinha tanto acesso a informações como nos dias de hoje, por isso a forma de nos comunicarmos mudou. o que antes o jornal e os livros faziam, nos dias de hoje temos: rádios, TVs, internet, blogs, sites, enfim uma infinidade de meios de comunicação, que são espaços educativos e socializadores, facilitando assim nossa vida. Com isso traz grandes desafios para o campo da educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão. Segundo Balzagette (1992), para que isso aconteça ele dividiu essa abordagem em seis conceitos:
    • Agencia: Pensar a respeito de quem age na construção;
    • Categoria: Representação por categoria (noticias, entretenimento, etc.);
    • Tecnologia: Forma e conteúdo;
    • Linguagem: significados dos textos;
    • Audiência: Procura;
    • Representação: Problematizar a forma como o mundo é visto através dos textos.
    A maioria das escolas já possuem acesso ao meios de comunicação, muitas com internet, rádios, TVs, telefones, etc. Em alguns casos os alunos tem mais habilidades com as maquinas do que os professores. Por isso conclui-se que estamos na geração que nasceu no mundo digital, precisamos nos apropriar cada vez mais dos meios tecnológicos para acompanhar essa geração. Não podemos separar a tecnologia, os meios, as informações de uma pratica reflexiva. Mesmo com tantas informações, conhecimentos, pesquisas é preciso refletir sobre. Analisando cuidadosamente os materiais que colocamos a disposição das crianças

    Juliana e Luciano

    ResponderExcluir
  2. Esse texto mostra que com os avanços tecnológicos, mudou muito a forma de nos comunicarmos, modificando inclusive o próprio ser humano.
    Mas para que não ocorra uma mudança negativa, devemos pensar sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas, para que saibamos usá-la de maneira crítica e criativa para podermos escolher quais as mídias mais apropriadas as nossas necessidades pessoais e coletivas, quais os usos que queremos dar a cada uma, e o que devemos evitar.
    A escola e a família são grupos sociais e meios de comunicação que representam fontes educativas e socializadores. Devido á isso essas instituições devem representar reflexões a respeito do papel político, cultural e economico das mídias.
    A imensa quantidade de rádios, TVs comunitárias, blogs, sites, mostram a grande necessidade de expressão pública e dominação do espaço midiático, mostra também a enorme ampliação de alternativas a grande mídia, que é possibilidade pelas novas tecnologias.

    Professoras: Flaviane e Jussara

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o texto, quando diz que com o domínio da eletricidade e das ondas eletromagnéticas, tem alterado a forma de nos comunicarmos. Que ao interferirmos nos modos como percebemos o mundo, nos expressamos e o transformamos, modificamos a nós mesmos.
    Com o imenso volume e avançado nível de tecnologias, precisamos nos adaptarmos para usufruirmos delas, o quanto mais. No entanto "faz-se necessário refletirmos, para nos apropriarmos de forma crítica e criativa" dessa tecnologia, com o intuito sempre de enriquecer, fortalecer e ampliar nosso trabalho, nunca para nos esquecermos que somos seres humanos, e a mais importante "tecnologia".

    Professora: Marylucy

    ResponderExcluir
  4. A informática está desenvolvendo um novo contexto nos desafios do aprender, com essa rede de informações as escolas estão se desenvolvendo de uma forma mais ampla e refletem essas novas informações, onde a escola, família e os grupos sociais são compreendidos como importante espaço educativo.
    Dessa forma as competências e habilidades na rede da informática estão ligados aos aspectos da linguagem tecnológicas, onde o professor e aluno interagem entre si com os novos métodos tecnológicos.
    Cada indivíduo, ao viver sua cidadania deve saber utilizar as mídias e ter um posicionamento autônomo e crítico diante delas.
    Portanto, nós professores temos um grande desafio: auxiliar seus alunos na utilização das mídias como ferramenta pedagógica, como objeto de estudo e como um veículo de expressão.

    ResponderExcluir
  5.  O texto relata as muitas formas de mídias tecnológicas e diversos meios de comunicação que vem sendo criados a partir do domínio técnico das ondas magnéticas que atuam na produção e na dissimilação da cultura, moral. Com isso é necessário refletir sobre a presença dos meios de comunicação que são extremamente importante para nós em nossas vidas. As tecnologias de informação e comunicação vem cada vez mais com mais curiosidades e importante papel na educação.
     Não há mídias que não possa ser usada na escola. Posto que estão no mundo, e que são usadas no espaço extra escolar por alunos e professora, deveria ser do interesse da escola usa-las ou refletir junto aos aluno sobre o modo como as usamos. A integração entre as tecnologias de informação e comunicação e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis, como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo.
     Ao enfatizar o desenvolvimento da criatividade dos jovens e sua participação na produção de mídia. o fator tecnológico é importante porque altera não somente o texto em si (forma e conteúdo) como também a audiência a quem os textos podem chegar, não deve ser a aquisição de habilidades técnicas, mas sim a tomada de consciência do que pode ser feito com as tecnologias disponíveis.
     Muitos educadores encontram problemas para abordá-lo, pois comumente tem menos habilidades e conhecimentos técnicos que boa parte dos alunos.

    ResponderExcluir
  6. A integração entre as tecnologias de informação e comunicação e a educação deve ser em duas dimensões indissociáveis (Belloni, 2005, p.9): como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo. Buckingham alerta para uma terceira dimensão fundamental do trabalho: o uso como veículo de expressão. Os jovens não só deve aprender a ler, mas também a escrever através dos meios de comunicação.
    Este conceito, mídias nas escolas deve estimular as crianças a observar e pensar a respeito das características que estão presentes.
    Mídias na educação é sem dúvida um estímulo para os alunos na elaboração das atividades em geral.
    O caminho está em construção, mas, poderemos com certeza ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo e também expressivo.

    ResponderExcluir
  7. É de grande importância que o profissional da educação inclua atividades escolares envolvendo as mídias no processo de ensino e aprendizagem, pois aumenta o desempenho escolar e diminui a evasão.
    Em nosso dia-a-dia os meios de comunicação são importantes espaços educativos, porem é necessário conhecer as novas formas de aprender e ensinar, bem como produzir, comunicar e representar conhecimento, possibilitada por esses recursos, que favoreçam a democracia e a integração social.
    A escola precisa exercitar as novas linguagens que sensibilizem e motivem os alunos. É muito importante o uso das mídias não somente para a modernização da educação, mas propiciar aos alunos a utilização de mídias para expressão de ideias, a produção de conhecimentos, a comunicação e interação social.

    ResponderExcluir
  8. As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas têm passado a se preocupar em mudar a vida das mídias.
    Os múltiplos usos dos celulares e computadores demonstram a incorporação das novas mídias ao cardápio comunicacional dos brasileiros, em especial dos mais jovens.
    Por isso há a necessidade de uma ampliação da noção de 'alfabetização' para que sejam incluídos nela também outros suportes de transmissão de mensagens.
    A vida cotidiana está hoje mergulhada nas modernas tecnologias de comunicação, e isso traz grandes desafios para o campo da Educação, tanto em termos de intervenção quanto de reflexão.
    Por isso, não há mídia que não possa ser usada na escola. Essa é uma perspectiva de formação para a cidadania do século 21, porque os jovens precisam não só aprender a ler, mas também a 'escrever' através dos meios de comunicação de seu tempo.
    O foco aqui não deve ser a aquisição de habilidades técnicas, mas sim a tomada de consciência do que pode ser feito com as tecnologias disponíveis.
    O trabalho prático “amplia as habilidades das crianças para predizer, controlar e falar a respeito do caminho pelo qual a estruturação e a edição podem ser feitas para afetar o significado”.
    Em grande parte das escolas houve associação entre 'mídia' e 'computador'. Houve também muito interesse por informações a respeito dos usos e da crítica aos usos das mídias.
    Filmes e vídeos são fartamente usados nas escolas.
    Embora o uso das mídias nas escolas seja razoavelmente grande, não é possível dizer que refletir sobre os usos seja uma atividade comum.
    Professoras:Claudia e Bruna

    ResponderExcluir
  9. Os diversos meios de comunicação que vem sendo criados a partir do domínio técnico da eletricidade e das ondas eletromagnéticas atuam na produção e na disseminação de cultura, moral e ideologia. Isso foi bastante expandido pela massificação do uso dos novos equipamentos, e tem alterado substancialmente a forma de nos comunicarmos. Precisamos escolher quais mídias são mais apropriadas às nossas necessidades pessoais e coletivas.
    Os meio de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e socializadores. As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas, e por isso cada vez mais pessoas tem passado a se preocupar em mudar a vida das mídias, tornando necessário a ampliação de alternativas à grande mídia, possibilitada pelas novas tecnologias.
    Pesquisas vêm mostrando que os brasileiros gastam mais tempo vendo TV e navegando na web do que lendo. Analises de tais pesquisas muitas vezes dão aos textos escritos maior valor cultural que aos textos orais ou visuais, principalmente os de origem popular das mídias.
    Oesterreicher lembra que devemos tomar cuidado para não dicotomizar textos orais e escritos como se fossem opostos. As imagens também podem ser considerados textos, podemos extrapolar a linha sugerida por Oesterreicher para um plano discursivo, sonoros e imagéticos e escritos coexistem e interagem de forma a criar sentidos.
    Para Silverstone, ler os produtos da mídia implica tanto numa leitura dos textos escritos quanto dos textos sonoros ou visuais transmitidos pela mídia, bem como dos subtextos ideológicos e comerciais que também constituem cada produto midiático. Hoje a alfabetização/letramentos das mídias é tão importante para os jovens como se as formas mais tradicionais de alfabetização/letramento em relação aos textos impressos. Auxiliando a ler e escrever, de forma autônoma, crítica e criativa, através das diversas possibilidades comunicativas existentes.
    A introdução das tecnologias de informação e comunicação ao longo do século 20,trouxe para o cotidiano das pessoas uma serie de mudanças nos modos de acesso ao conhecimento, nas formas interpessoal, nas instituições e processos sociais, entre outras.
    A integração entre as tecnologias de informação e comunicação (TICs) e a educação deve se dar em duas dimensões indissociáveis como ferramenta pedagógica e como objeto de estudo.

    ResponderExcluir
  10. A pesquisa realizada a respeito dos usos das mídias nas escolas onde as informações foram obtidas com o corpo diretivo e com as coordenadoras de salas informatizadas.
    Em grande parte das escolas houve associação entre mídia e computador. Houve também muito interesse por informações a respeito dos usos e da critica aos usos das mídias. Ao longo da pesquisa foi ficando evidente a influencia dos meios de comunicação na vida dos alunos, das professoras e das próprias escolas. Notei também que a presença física nem sempre correspondia ao uso dos equipamentos, e que o uso não necessariamente implicava em uma reflexão sobre o consumo dos meios nem na produção por parte dos alunos.
    Filmes e vídeos são fartamente usados nas escolas. Os vídeos foram a única mídia usados como ferramenta pedagógica e como espaço de produção dos alunos. Em uma escola também era feita analise critica de filmes. Essas três abordagens, são importantes.
    A influência da TV foi vista nos temas abordados em projetos e trabalhos. Não é difícil produzir mídias, e que as professoras não precisam ter medo de que os alunos saibam mais – tecnicamente falando – do que elas. Pois elas tem essa fragilidade – e o aluno enxerga isso – sabem o que é possível, sabe pensar o conjunto, criticar o resultado, tem conhecimentos práticos para isso.
    Embora o uso das mídias nas escolas seja razoavelmente grande, não é possível dizer que refletir sobre os usos seja uma atividade comum. A reflexão sobre o consumo de mídias também pode ocorrer em reuniões pedagógicas ou com os pais.
    Há computadores, máquinas fotográficas, jornais, revistas, gibis, acesso à internet e até filmadoras em boa parte das escolas de ensino fundamental de Florianópolis. Entretanto, não parece estar havendo formação suficiente ou adequada das professoras que promova ou estimule usos críticos e criativos. Apesar de enxergar que as crianças são consumidoras de um vasto leque de mídias, a maioria das professoras parece ainda não ter se dado conta de que poderia ser mediadora desses usos. E, muitas das que vislumbram tal possibilidade, parecem não saber como faze-lo.
    Professoras: Marlei e Kenili

    ResponderExcluir
  11. As novas ferramentas tecnológicas, colocadas à disposição para pesquisas e trocas de conhecimentos, possibilitam inúmeras ações pedagógicas e organizacionais que podem melhorar a educação, se bem aproveitadas.
    É preciso refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas para que deles possamos nos apropriar de forma crítica e criativa.
    Família,escola, grupos sociais e os meios de comunicação são compreendidos como importantes espaços educativos e de socialização.
    As tecnologias de informação e comunicação mudaram nossas vidas e demonstram a incorporação das novas mídias ao cardápio comunicacional dos brasileiros.

    ResponderExcluir
  12. Os avanços tecnológicos viabilizaram os meios de comunicação existente entre as pessoas, contribuindo para o desenvolvimento do mundo. Hoje, ao invés de ficar em frente a tv, pode-se ficar me frente ao computador, buscando informações sobre diversos assuntos. Então, podemos dizer, que toda informação é bem vinda a área da educação, e esta deve ser explorada por todos, e a ferramenta que pode ser utilizada é o computador, através das pesquisas na web, pois, escola, educação e tecnologia devem sempre interagir. Os meios de comunicação, junto com a escola, são entendidos hoje, como espaços educativos e socializador.

    ResponderExcluir
  13. Nosso dia-a-dia está mudando o uso continuo de computadores,celulares que nos repassam informações a todo instante.Isso tudo nos traz grandes desafios,pois a cada dia temos que nos atualizar.
    Para nos eduacadores é necessário ampliar nossa noção de alfabetização para que sejam incluídos nela tambem outras formas de transmissão de mensagens pois as novas ferramentas tecnológicas,colocadas a disposição para pesquisas e trocas de conhecimentos,faz-nos refletir sobre a presença dos meios de comunicação em nossas vidas.
    Márcia e Neiva

    ResponderExcluir