segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Meio Ambiente




O meio ambiente, comumente chamado apenas de ambiente, envolve todas as coisas vivas e não-vivas ocorrendo na Terra, ou em alguma região dela, que afetam os ecossistemas e a vida dos humanos. È o conjunto de condições, leis, influências e infra-estrutura de ordem física, química e biológica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas.




O conceito de meio ambiente pode ser identificado por seus componentes:Completo conjunto de unidades ecológicas que funcionam como um sistema natural mesmo com uma massiva intervenção e outras espécies do planeta, incluindo toda a vegetação, animais, Recursos e fenômenos físicos universais que não possuem um limite claro.


Na Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente celebrada em Estocolmo, em 1972, definiu-se o meio ambiente da seguinte forma: O meio ambiente é o conjunto de componentes físicos, químicos, biológicos sociais.


Links:

http://www.google.com.br
 http://pt.wikipedia.org/wiki/Meio_ambiente
http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&cp=4&gs_id=c&xhr=t&q=meio+ambiente&gs_sm=&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.&biw=599&bih=425&wrapid=tljp131481772304604&um=1&ie=UTF-8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi

Veja também:

http://www.slide.com/mscd?bnc=bnc&pxcid=w5jGLLOTHbrYqospfvn8Qc4uwN679qmIU9T1ZU89Ru0XlS5NqpPSoqpJ-H_iSFR9&nc=1

Xadrez na Escola

Xadrez na Escola






Primeiramente devemos compreender o jogo como inicio de nossas vidas, é preciso certo tempo e orientação para que se de os primeiros passos então se faz necessário tempo e orientação para obter conhecimento básico do jogo.
Os primeiros jogos são de exercícios para os que aprendizes acostumem com símbolos, movimentos, regras e métodos de jogadas (por volta dos sete anos de idade).
Conforme Stefanelli et al. (2010) O xadrez auxilia no desenvolvimento de algumas características do pensamento cognitivo, como abstração, memorização, raciocínio lógico, dedução. A escola papel muito mais importante do que a uma década atrás. Uma multiplicidade de novas formas de ensino como a inserção de novas tecnologias, ligada a informática, os educandos tem que se adaptar a essas mudanças para não se perderem no tempo (p. 04).
Quando praticam jogos em grupo as experiências são repassadas entre os próprios educandos, ressalvando a presente importância de organização em conjunto na sociedade, sem duvidas iram compreender e concordar com ceder a opiniões em grupo a discutir e a compreender o método mais eficaz para a equipe.
Muitos psicólogos dizem que os primeiros anos escolares são os mais importantes na vida do homem, que a melhor forma de aprender é através de métodos lúdicos, então pode-se acrescentar jogos para organiza-los desenvolvendo seu raciocino lógico e concentração.
O xadrez ensina a criança de maneira que esta fique mais orientada a buscar métodos para soluções de problemas a entender a essência do que realmente lhe é proposto.
Na vida escolar é comum para todos os educadores crianças tendo dificuldades em matemática para resolver exercícios que necessitam de concentração para interpretar os enunciados dos problemas, crianças com dificuldades de produzir textos, e enfim se deparando com vários problemas de varias disciplinas que necessitam de interpretação lógica e organizadora que pode ser ativada em suas mentes com a pratica do jogo de xadrez.

Características do xadrez Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter
Fica-se concentrado e imóvel na cadeira. O desenvolvimento do autocontrole psicofísico.
Fornecer um número de movimentos num determinado tempo. Avaliação da estrutura do problema e a distribuição do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances. Desenvolvimento da capacidade de pensar com abrangência e profundidade.
Após encontrar um lance, procurar outro melhor. Tenacidade e empenho no progresso contínuo.
Partindo de uma posição a princípio igual, direcionar para uma conclusão brilhante (combinação). Criatividade e imaginação.
O resultado indica quem tinha o melhor plano. Respeito à opinião do interlocutor.
Dentre as várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa. Estímulo à tomada de decisões com autonomia.
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior e deve apresentar o seguinte. Exercício do pensamento lógico, auto-consistência e fluidez de raciocínio.


Veja tambem.
Slides Referentes ao Assunto.

Video Xadrez Animado.

Link Relacionado.



REFERÊNCIAS

Centro de Excelência em Xadrez disponível em: http://www.cex.org.br Acesso em 15 de maio de 2010.
Stefanelli M. F. et al. Xadrez nas Escolas, disponível em:
http://www.sbemba.com.br/anais_do_forum/posteres/PT11.pdf
Acesso em 08 de junho de 2010.

Revista Digital - Buenos Aires - Año 10 - N° 80 - Enero de 2005, Disponível em: http://www.efdeportes.com/
Acesso em 08 de junho de 2010

SA, Antonio. O Xadrez e a Educação: Experiências nas Escolas Primárias e
Secundárias da França. Rio de Janeiro, 1988. Disponível em
http://www.terravista.pt/Enseada/2502/Tributo2.htm Acesso em: 08 junho. 2010.


Cursandos: Tancredo H. Tonello e Cleciane R. dos Santos

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Meios de Transportes


Seja na cidade ou no campo, na praia ou na fazenda, para passear, trabalhar, ir a escola ou supermercado, é praticamente impossível imaginar nossa vida sem algum meio de transporte.



Além de ser fundamental para tranportar pessoas, os diversos meios de transportes são importantissímos para levar de um lugar para outro diversos tipos de cargas como alimentos, matéria-prima para produção de vários produtos, medicamentos, etc...



Os meios de transportes são classificados da seguinte forma: terrestres (ferroviários, rodoviários e metroviários), aquáticos ou hidroviários (marítimo, fluvial e lacustre) e áereos.



Agora vamos conhecer mais sobre cada um desses meios de transportes:



Terrestres: trem, carro, ônibus, metro, etc...






































































Aéreos: helicóptero, avião, etc...






























Marítimos: barco, navio, etc...























Video


http://www.youtube.com/watch?v=U2IRxLIEkT8&feature=related


Cláudia Tonello e Bruna Dalmina


quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A Independência do Brasil

D.Jõao VI voltou para Portugal e deixou seu filho D.Pedro para governar o reino do Brasil.

As Cortes portuguesas exigiam que o príncipe-regente também voltasse. Os brasileiros temiam que se D. Pedro fosse embora do Brasil, nosso país se tornaria novamente colônia de Portugal. Eles não queriam que isso acontecesse.

No dia 9 de janeiro de 1822, D.Pedro recebeu um documento com varias assinaturas, os brasileiros pediam que ele ficasse no Brasil.

Os brasileiros organizaram então o movimento pela indepêndencia do Brasil. José Bonafácio de Andada e Silva, Ministro do Reino, destacou-se em defesa da nossa independência. Ele aconselhou muitas vezes D. Pedro a separar o Brasil de Portugal.



No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro estava em São Paulo, descansando de uma viagem que fizera à Santos. Aí recebeu cartas das Cortes portuguesas que anulavam todas as decisões que ele havia imediatamente tomado no governo do Brasil e davam ordens para que voltasse imediatamente a Portugal.

Depois de ler as cartas, D. Pedro disse:

" A partir deste momento o nosso objetivo será: Independência ou Morte! "


As ordens de D. Pedro precisavam ser aceitas em todas as províncias brasileiras para que nosso país se tornasse, de fato, independente de Portugal. Mas algumas províncias se revoltaram e continuaram a obedecer às ordens vindas das Cortes portuguesas. Isso aconteceu na Bahia, no Grão- Pará, no Maranhão, no Piauí e na Província Cisplatina que é o atual Uruguai.


D. Pedro enviu tropas e essas províncias e com a ajuda de militares estrangeiros conseguiu dominá-las. Os soldados portugueses foram embora e, em 1823, a independência estava garantida em todo o país.






Marcia - Neiva






DECLARAÇÃO DOS DIREITOS DA CRIANÇA


A declaração universal dos direitos da criança foi adotada pela Assembléia Geral das Nações Unidas em 20 de novembro de 1959 e ratificada pelo Brasil.

Tem como base fundamento os direitos à liberdade, estudos, brincar e convívio social das crianças que devem ser respeitados.

1- Toda criança tem direito de nascer;


2- Toda criança tem direito ao colo e ao aconchego;



3- Toda criança tem direito à ter uma família;



4- Toda criança tem direito à saúde;



5- Toda criança tem direito à alimentação;



6- Toda criança tem direito à escola;




7- Toda criança tem direito à proteção;



8 - Toda criança tem direito à liberdade;




9 - Toda criança tem direito de brincar;


10 - Toda criança tem direito de ser feliz.





Imagens: Google Imagens




Marlei Tomasi e Kenili Bassani



























































































































quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Educação Ambiental







Educação Ambiental

A Educação Ambiental nunca teve uma política bem definida aqui no Brasil, embora a mesma seja caracterizada por incorporar as dimensões socioeconômica, política, cultural e histórica do país.
Observando a necessidade de trabalhar no âmbito escolar com a educação ambiental, por acreditar que a escola é um veículo com grandes poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, esse projeto apresenta propostas de aula a serem desenvolvidas na educação infantil.


Software KidPix

Slide Show

Site Educativo

O LIXO E O MEIO AMBIENTE

O LIXO E O MEIO AMBIENTE


O mundo mudou muito de antigamente até agora.




As pessoas jogam lixo em qualquer lugar, sem se preocupar com as consequências. Os depósitos de lixo são um verdadeiro veneno para o solo, ar e as pessoas. Muito lixo é jogado nas vias públicas, rios, praias, mares, terrenos baldios, redes de esgoto...







A concentração populacional e o processo de industrialização trouxeram aumento na quantidade de lixo, que até então era formada por restos de alimentos, cascas e sobras de vegetais e papéis foram incorporados outros como: plásticos, isopor, borracha, alumínios e outros de difícil decomposição.



Tudo isso junto, deixa o solo contaminado e pode afetar os alimentos, além de problemas de saúde pública, devido a proliferação de parasitas e o surgimento de doenças.




O lixo produzido pelo homem é hoje uma das graves ameaças a própria qualidade de vida. Isso está estimulando a reciclagem, e o aproveitamento energético dos resíduos não recicláveis. A reciclagem é uma vertente do desenvolvimento sustentável.



"Se hoje não tivermos uma postura e uma consciência ambiental, reparando os danos causados ao meio ambiente e evitando novos desastres ecológicos , a continuidade e a qualidade de vida estará comprometida. Este sim, seria o maior erro que a humanidade poderia cometer contra ela própria"(http://www.apoema.com.br/


A gente não pode mais esperar para parar de jogar lixo no chão, porque lugar de lixo é no lixeiro.









CUIDE DO PLANETA TERRA!






Links para pesquisa:
http://www.usinaverde.com.br/












Professoras: Rosangela T. Wosniak e Marylucy B. Setti











































terça-feira, 23 de agosto de 2011

Uso das Mídias nas Escolas


Leitura, reflexão e discussão sobre Mídia-educação


O texto de Silvio P. Costa "Mídia-Educação no contexto escolar", relata uma pesquisa de campo sobre o contexto do uso da Mídia nas escolas da cidade de Florianópolis. Assim o autor discute primeiramente, qual a importância do uso das mídias digitais na educação, e em seguida, apresenta uma abordagem curricular, criada pelo British Film Institute (BFI) para o trabalho de mídia-educação escolar.


Link do texto:
Mídia-Educação no contexto escolar


Vídeo de Jesus Martin-Barbero, numa conferência no Seminário Internacional sobre Diversidade Cultural, em Junho de 2007, sobre a importância das Tecnologias na Educação.







O NOVO SISTEMA SOLAR


O sistema solar se modifica lentamente desde sua formação, mas a visão que temos dele se enriquece no ritmo das descobertas, cada vez mais frequentes.

Nossos conhecimentos se aprimoram muito mais rapidamente que o sistema de ensino é capaz de absorver. Vivemos num intrincado conjunto de corpos celestes que muitas vezes desafiam nossas tentativas de classificação.

Nosso aprendizado também se move. Esta seção é um pequeno painel sobre este saber acumulado. Não esquecendo de mencionar os caminhos, são raras vezes tortuosos, mas que vem nos ajudando a perceber este sempre NOVO SISTEMA SOLAR.











Site Educativo:
http://www.zenite.nu/


http://www.slide.com/r/_MFe4wAysD-zL8IMDY6-NR6IKuLi5FVS?previous_view=mscd_embedded_url&view=original


http://www.slide.com/mscd?bnc=bnc&pxcid=h4ztpu7XjXLOAlAcT7ZfgKG7Xd5xRcg23h-2xD5i-Kf1lI0WXpQcolBD0BiLRFpN&nc=1

http://www.youtube.com/watch?v=icljqcXkZ8c&feature=fvst












Importância do Alongamento


Por quê alongar?

O alongamento é uma técnica fantástica, utilizada para conservar os níveis de flexibilidade nas articulações, dentro de seus limites naturais.

Para que?

Para melhorar a consciência corporal (conhecimento do nosso corpo) e manter a capacidade dos músculos e articulações, muitas vezes prejudicados pela má postura e má utilização dos segmentos corporais como um todo (braçõs, mãos, pernas, cabeça, coluna).

Quando se alongar?

Sempre. Os exercícios de alongamento muscular devem fazer parte do nosso cotidiano, como um hábito, assim como escovar os dentes.
Após um breve aquecimento, para melhorar a consciência corporal estimular a flexibilidade e aliviar tensões.
Antes de cada atividade física, essa atitude irá permitir maior amplitude dos movimentos e prevenir lesões musculares e de tendões.
Após muito tempo em uma mesma postura, sentada, em pé ou deitada.

Benefícios do alongamento.

- Alongamento corrige a postura, massageia órgãos e aumento o bem-estar.
- Os movimentos de dobrar, girar e alongar o corpo oferecem uma série de vantagens para a saúde, que vão desde a correção da postura, alívio de dores musculares, relaxamento até a liberação de "hormônios do bem-estar", como a seratonina.
- Durante o alongamento, ocorre também uma massagem dos órgãos internos. A massagem do intestino, por exemplo, facilita o percurso dos alimentos ingerido, enquanto que a movimentação do pâncreas colabora para o processo que ajuda na estabilização do açúcar no sangue.
- Melhora o desempenho nos esportes, reduzindo o risco de lesões, corrigindo a postura ou aliviando tensões e as dores musculares.
- Alongar-se relax e proporciona bem-estar;
- O alogamento acalma o sistema nervoso ao liberar a tensão comprimida entre as camadas dos músculos, ossos e articulações.

http://www.educacaofisica.com.br/noticias/os-beneficios-do-alongamento







http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=50434



http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=18454
































segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Folclore Brasileiro

























O folclore brasileiro, segundo o Capítulo I da Carta do Folclore Brasileiro, é sinônimo de cultura popular brasileira, e representa a identidade social da comunidade através de suas criações culturais, coletivas ou individuais; é também uma parte essencial da cultura do Brasil em seu todo. Seu estudo sistemático, porém, iniciou somente em meados do século XIX, e levou mais de cem anos para se consolidar no país. A partir da década de 1970 o folclorismo nacional definitivamente se institucionalizou e recebeu conformação conceitual sólida.

Sendo composto por contribuições as mais variadas - com destaque para a portuguesa, a negra e a indígena - e tendo raízes imemoriais, o folclore do Brasil é rico e diversificado, sendo hoje objeto de intensificados estudos e recebendo larga divulgação, constituindo além disso elemento importante da própria economia do Brasil pela produção e comércio de bens associados e o turismo cultural que fomenta.



Video sobre Folclore

http://youtu.be/Dámocles

http://youtu.be/35u4Va1tROk


Slaide Show

Profª: Cristiane e Marlene































































































quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Fábula


A Fábula




A fábula é um gênero narrativo que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século 6º. a.C., na Grécia antiga. Esopo inventava histórias em que os animais eram os personagens. Por meio dos diálogos entre os bichos e das situações que os envolviam, ele procurava transmitir sabedoria de caráter moral ao homem.Assim, os animais, nas fábulas, tornam-se exemplos para o ser humano. Cada bicho simboliza algum aspecto ou qualidade do homem como, por exemplo, o leão representa a força; a raposa, a astúcia; a formiga, o trabalho etc.O francês Jean de La Fontaine (1621-1695) foi um dos maiores divulgadores dos textos de Esopo. Ele recriava essas fábulas com o objetivo de "educar" o homem de sua época. Conforme suas próprias palavras: "Acho que deveríamos colocar Esopo entre os grandes sábios de que a Grécia se orgulha, ele que ensinava a verdadeira sabedoria, e que a ensinava com muito mais arte do que os que usam regras e definições".A fábula faz parte da tradição de literatura oral e, apesar de ter surgido há quase 2 mil anos, continua um gênero desenvolvido atualmente, na literatura escrita. Muitos escritores recriaram velhas fábulas dando-lhes novos finais ou novos significados. No Brasil, o humorista Millôr Fernandes é um grande cultor do gênero e autor de um livro chamado "Fábulas Fabulosas".Além da fábula, existem outros gêneros que também pretendem transmitir ensinamentos morais ou filosóficos através de narrativas, como o apólogo e a parábola.
Algumas fábulas de Esopo:



A Raposa e as Uvas



Uma Raposa, morta de fome, viu, ao passar diante de um pomar, penduradas nas ramas de uma viçosa videira, alguns cachos de exuberantes Uvas negras, e mais importante, maduras.
Não pensou duas vezes, e depois de certificar-se que o caminho estava livre de intrusos, resolveu colher seu alimento.



Ela então usou de todos os seus dotes, conhecimentos e artifícios para pegá-las, mas como estavam fora do seu alcance, acabou se cansando em vão, e nada conseguiu. Desolada, cansada, faminta, frustrada com o insucesso de sua empreitada, suspirando, deu de ombros, e se deu por vencida.
Por fim deu meia volta e foi embora. Saiu consolando a si mesma, desapontada, dizendo: "Na verdade, olhando com mais atenção, percebo agora que as Uvas estão todas estragadas, e não maduras como eu imaginei a princípio..."

Moral da História: Ao não reconhecer e aceitar as próprias limitações, o vaidoso abre assim o caminho para sua infelicidade.





O Gato e o Galo




Um gato, ao agarrar um galo, ficou imaginando como encontrar uma desculpa, qualquer que fosse para justificar o seu desejo de comê-lo. Acusou ele então de causar aborrecimentos aos homens, ao cantar à noite, não deixando assim ninguém dormir.





O galo se defendeu dizendo que fazia isso em benefício dos homens, e que desse modo eles podiam acordar cedo para não perder o horário de trabalho. O gato respondeu; "Apesar de você ter me dado uma boa desculpa eu não posso ficar sem comer." E assim comeu o galo.



Moral da História: Quem é mau caráter, sempre vai achar uma desculpa para tornar legítimas suas ações.






O Lobo e a Ovelha


Um lobo, muito ferido devido a várias mordidas de cachorros, descansava doente e bastante alquebrado em sua toca. Como estava com fome, ele chamou uma ovelha que passava ali perto, e pediu-lhe para trazer um pouco da água de um riacho que corria ao lado dela.







Assim, falou o lobo, se você me trouxer água, eu ficarei em condições de conseguir meu próprio alimento. Claro, respondeu a ovelha, se eu levar água para você, sem dúvida eu serei esse alimento.


Moral da História: Um hipócrita não consegue disfarçar suas verdadeiras intenções, apesar das palavras gentis.








Referências



























Dicas de vídeo:



http://www.youtube.com/watch?gl=BR&feature=related&hl=pt&v=wtXFOKumu5c














quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Folclore- Ana e Juliana

FOLCLORE

Podemos definir FOLCLORE, como um conjunto de mitos e lendas que as pessoas passam de geração para geração. Muitos desses mitos e lendas deram origem à festas populares que ocorrem pelo pai inteiro.

As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos. As lensas procuram dar explicações a acontecimentos misteriosos e sobrenaturais.

Os mitos são narrativas que possuem um forte componente simbólico. Os mitos também serviam como uma forma de passar conhecimento e alerta as pessoas sobre perigos ou defeitos e qualidades do ser humano.


Algumas Lendas e Mitos do Brasil:



Boitatá







Representada por uma cobra de fogo que protege as matas e os animais e tem a capacidade de perseguir e matar aqueles que desrespeitam a natureza. Acredita-se que que este mito é de origem indigena e que seja um dos primeiros do folclore brasileiro.



Boto


Acredita-se que a lenda do Boto tenha surgido na região da Amazônia. É representado por um homem bonito que encanta mulheres após as festas, leva para a beira do rio e as engravida. Antes mesmo de amanhcer o dia ele mergulha nas aguas e se tranforma em boto.



CURUPIRA






O Curupira também é um protetor das matas e dos animais silvestres. É representado por um anão de cabelos compridos e pés virados para trás. Persegue e mata todos os que desrespeitam a natureza.



SACI PERERÊ



O Saci é representado por um menino negro que tem apensa uma perna. Sempre com seu cachimbo e seu gorro vermelho que lhe da poderes mágicos. Vive aprontando travessuras e se diverte muito com isso. Adora espantar cavalos, queimar comidas e acordar as pessoas com gargalhadas.


http://pt.wikipedia.org/wiki/folclore
http://www.suapesquisa.com/folclorebrasileiro/folclore.htm

 Video:
www.youtube.com/watch?v=CWHPvs7_MO8feature=related

Slide Show: 
http://www.slide.com/r/ZBZzQ2rN2z_8KTcCYeQXi4NitkUXM6TJ?previous_view=lt_embedded_url






sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Pontos de Reflexão

- Desenvolve uma prática dialógica com os alunos? Ouve suas idéias, dúvidas e curiosidades?
- Quais são as estratégias que utiliza ou considera que podem ser úteis para estabelecer um ambiente de livre expressão que favoreça o diálogo? De que forma as Tecnologias podem auxiliar nisso?