quarta-feira, 13 de julho de 2011

Plano de Aula, Relatório e Trabalho dos Alunos

INTRODUÇÃO
Célula representa a menor porção de matéria viva. São as unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos. Alguns organismos, tais como as bactérias, são unicelulares (consistem em uma única célula). Outros organismos, tais como os seres humanos, são pluricelulares.
O corpo humano é constituído por 10 trilhões (1013) de células mais 90 trilhões de células de microrganismos que vivem em simbiose com o nosso organismo; um tamanho de célula típico é o de 10 µm; uma massa típica da célula é 1 nanograma.

 TAREFA:
Fazer slides com figuras de células, suas partes e funções.
  • NÚCLEO;
  • MEMBRANA;
  • CITOPLASMA.

 PROCESSO
Os alunos deverão ir ao laboratório de informática, fazer uma pesquisa sobre as células, montar slides explicando as sua importância, partes e funções.

 RECURSOS

AVALIAÇÃO
Será desenvolvida a partir do interesse e participação dos alunos nas atividades.

CONCLUSÃO
O aluno deverá compreender a importância da célula na formação de seu corpo e que mesmo ela sendo microscópica é fundamental para a vida. Célula, unidade mínima de um organismo, capaz de atuar de maneira autônoma. Alguns organismos microscópicos, como bactérias e protozoários, são células únicas, enquanto os animais e plantas são formados por muitos milhões de células organizadas em tecidos e órgãos.

INTRODUÇÃO

Os jogos representam mais do que a atividade de competição com regras, representa uma ação lúdica, estamos inseridos num mundo matemático onde os números nos cercam o tempo todo, em casa na escola, na rua, nos supermercados, nos jogos, nas brincadeiras. Com o baralho, podemos conhecer um pouco mais sobre os números.

TAREFAS
Batalha simples: São distribuídas as cartas igualmente entre os jogares que a arrumam em uma pilha, viradas para baixo. Em seguida cada aluno vira a carta superior de sua pilha e as comparam com as demais.Aquela que tiver a carta de maior valor numérico fica com as demais  cartas. O jogo continua até que as pilhas de cartas terminem. O aluno que conseguir mais cartas será o vencedor.
Batalha dupla: São distribuídas cartas igualmente entre os jogadores que as arrumam em uma pilha, viradas para baixo. Em seguida cada aluno vira duas cartas, faz a soma, subtração ou multiplicação, conforme combinado a operação. Comparam, se o resultado das cartas dessa rodada de um determinado jogador for maior que os demais jogadores, este jogador deverá ficar com todas as cartas desta jogada. Se houver empate, as cartas deverão ficar no centro da mesa, onde na sequência  de outra jogada, quem obter maior valor ficará com todas. Ganha o jogo quem ficar com mais cartas.
Sites de Jogos on-line:
AVALIAÇÃO
Foi avaliado a interação em grupo, concentração e estratégias na resolução de situações problemas durante a execução dos jogos com baralho, tanto na sala, quanto no laboratório de informática.

CONCLUSÃO
Convidar os pais para jogar baralho em casa. Reformular novas regras , trazer para a escola  e apresentar para a turma.



MEIO AMBIENTE

INTRODUÇÃO
As populações estão se conscientizando de que os recursos naturais são finitos, e que a sua não preservação ameaça o futuro das novas gerações nos dias atuais para uma grande parcela da sociedade mundial tornou-se evidente a noção de que uma quantidade enorme de recursos ambientais é necessário para mantermos funcionado o aparato cientifico-tecnológico que da suporte ao estilo de vida ambiental.
            Na verdade configura o equilíbrio de bens naturais como: agua, o solo, subsolo, vegetação e os animais devendo-se inserir nesse contesto o homem, pois sua interferência geralmente é que provoca as alterações  e o desequilíbrio ambiental. O caminho para salvar o meio ambiente é desenvolver na escola a consciência da preservação em nosso planeta.
É neste contexto que iremos trabalhar com a tecnologia da informação para esta conscientização.


TAREFAS
            Elaboração de uma apresentação de slides contendo imagens, textos e sons sobre o tema abordado.


PROCESSO
  • Pesquisa em dupla;
  • Montagem de uma apresentação de slides; 
  • Apresentação dos slides.

AVALIAÇÃO
  •        Criatividade;
  •       Trabalho coletivo 
  •       Apresentação do trabalho;
  •       Participação.

CONCLUSÃO
Esta apresentação de slide abrange um  tema de suma importância pois é  uma questão ambiental, seus pontos positivos e negativos a conclusão de cada dupla e sua socialização. 

Professores: Cristina, Luciano e Michele




APRENDENDO A CONTAR

INTRODUÇÃO
Está aula visa o conhecimento dos números, a contagem dos objetos e a escrita dos números.

TAREFAS
Os alunos deverão realizar a contagem e escrita dos numerais seguindo a sequência apresentada na atividade.

PROCESSO
Os alunos reunidos em duplas irão observar os números depois copiar. Colocar a quantidade pedida em cada balão; Completar as retas; enumerar os degraus; ligar as frutas ao número correspondente; escrever os números ditados pela professora; adição de números. 

AVALIAÇÃO
A avaliação acontecerá durante a realização das atividades propostas, através da participação e envolvimento dos alunos.  

CONCLUSÃO
O uso da informática como recurso para facilitar a aprendizagem é de grande valia, pois o aluno aprende brincando.

Atividade para os alunos
https://docs.google.com/present/view?id=dg5m96jc_73sfm53ff8

Professoras: Cláudia e Bruna




INTRODUÇÃO
A escravidão, também conhecida como escravismo ou escravatura, foi à forma de relação social de produção adotada, de uma forma geral, no Brasil desde o período colonial até o final do Império. A escravidão no Brasil é marcada principalmente pelo uso de escravos vindos do continente africano, mas é necessário ressaltar que muitos indígenas também foram vítimas desse processo. A escravidão indígena foi abolida oficialmente por Marquês do Pombal, no final do século XVIII.

TAREFAS
O trabalho dos escravos resulta em uma apresentação no power point pelos grupos disponibilizados, procuraram textos, imagens sobre a escravidão no brasil.

PROCESSO
  • O trabalho do historiador;
  • Fontes históricas (o que são);
  • Fato e Interpretação (diferença);
  • Ciências que auxiliam a História;
  • Unidades de medida do tempo: hora, dia, mês, ano, século, etc.
  • Instrumentos de medição de tempo: relógio e calendário (explicar q cada povo tem sua forma de marcar o tempo e q cada tem um calendário diferente);
  • Duração dos eventos históricos:
  • Contagem do século:
  • Divisão da História: Pré-história, Idade Antiga, Idade Média, Moderna e Contemporânea.
  • Duplas para a realização do trabalho;
  • Visita de sites sobre o trabalho escravo no Brasil;

AVALIAÇÃO
Será global levando-se em conta o envolvimento de cada aluno com o tema a demonstrado no desenvolvimento das tarefas nos grupos.  O desempenho dos debatedores e a criatividade na formatação e elaboração do trabalho, e também será feita durante toda a aula, sendo observados participação, interesse do aluno e realização da atividade proposta, e o comportamento dentro da sala de informática na frente dos computadores.

CONCLUSÃO
     A escravidão só foi oficialmente abolida no Brasil com a assinatura da Lei Áurea, em 13 de maio de 1888. No entanto, o trabalho compulsório e o tráfico de pessoas permanecem existindo no Brasil atual, a chamada escravidão moderna, que difere substancialmente da anterior.




OBJETIVO GERAL

Desenvolver trabalho sobre as Danças Típicas de cada região do Brasil, e preparar uma apresentação utilizando o Power Point.

OBJETIVOS Específicos

  • Destacar as regiões do Brasil e suas culturas;
  • Possibilitar o conhecimento das variadas danças e culturas brasileiras;
  • Ouvir e distinguir as músicas de acordo com as regiões;
  • Utilizar o Power Point, para elaboração da apresentação do trabalho.
CONTEÚDOS
  • Danças Típicas da Região Sul;
  • Danças Típicas da Região Sudeste;
  • Danças Típicas da Região Centro Oeste;
  • Danças Típicas da Região Norte;
  • Danças Típicas da Região Nordeste.

METODOLOGIA
  • Dividir os grupos e sortear as regiões que cada um pesquisará;
  • Utilizar o laboratório de informática e pesquisar sobre a cultura e danças de cada região, assistir vídeos das danças típicas e músicas relacionadas;
  • Criar uma apresentação de slides no Power Point, utilizando o tema pesquisado, colocando sons e vídeos relacionados.

RECURSOS
       Laboratório de informática;
       Datashow;

AVALIAÇÃO
  • Avaliar o desempenho deles na pesquisa e na criação da apresentação;
  • Dificuldades em preparar a apresentação;
  • Assunto pesquisado



INTRODUÇÃO

Muitos conhecem o Tangram, um quebra-cabeça chinês, de origem milenar. Seu nome original é: Tch´ i Tch´ iao Pan, significa as sete tábuas da argúcia. Ao contrário de outros quebra-cabeças ele é formado por apenas sete peças com formas geométricas resultantes da decomposição de um quadrado, são elas:
2 triângulos grandes
2 triângulos pequenos;                           
1 triângulo médio;
1 quadrado;
1 paralelogramo            

TAREFA
Aprender um pouco sobre a lenda chinesa (tangram) e as diferentes formas geométricas usadas na mesma;
Com essas peças é possível criar e montar cerca de 1700 figuras entre animais, plantas, pessoas, objetos, letras, números, figuras geométricas entre outros.

PROCESSO
- Levar os alunos no laboratório de informática para pesquisar sobre a lenda do tangram e suas possíveis figuras.
- Demonstrar através de material concreto algumas figuras que podem ser montadas;
- Montar uma figura de sua escolha com as formas geométricas;
- Fazer um desenho referente à história pesquisada no caderno de artes;
- Montar um painel para ficar exposto na sala com as figuras que foram trabalhadas em sala de aula;
- Por fim montar um porta retrato usando as peças do tangram.

AVALIAÇÃO
A avaliação ocorrerá de maneira contínua e processual, percebendo as dificuldades e as aprendizagens adquiridas ao longo das atividades desenvolvidas através do jogo Tangram, os alunos vão conhecer as 7 figuras do jogo e em seguida o professor conta a lenda do mesmo e após os alunos montam figuras. E por fim cada aluno irá falar sobre o que aprendeu com essa aula.

Relatório
https://docs.google.com/document/pub?id=1rqvy54YKz9jzFGa99PxRhrw2Yh2mKu01y3tTXrhe9pE
Professores: Cleciane e Tancredo 




OBJETIVO GERAL
 Oportunizar momentos de leitura prazerosa, desenvolvendo conhecimentos acerca do conteúdo substantivo de forma significativa e expressiva.

OBJETIVOS Específicos
  •        Construir um conceito para substantivos; 
  •        Saber suas classificações; 
  •         Identificá-los em textos; 
  •       Aplicá-los conscientemente em suas produções textuais.

CONTEÚDO
Substantivos

METODOLOGIA
  • Levar os alunos até a sala de informática na escola;
  • Dividir a turma dependendo da disponibilização de computadores;
  • Sugerir que abram sites como:  
  • http://www.turmadamonica.com/,  
  • http://www.canalkids.com/.
  • Pedir que façam a leitura das tirinhas encontradas.
  • Identificar nas tirinhas os substantivos existentes e cada um deve fazer a anotação no caderno.
  •  Explicar de forma participativa o conceito de substantivo e sua classificação.
  •  Distribuir tirinhas em folhas individuais, cuja finalidade será trabalhar os substantivos apresentados anteriormente.
  • Sugerir tema: natureza,  meio ambiente, por exemplo.
  • Socializar com a turma as produções.

RECURSOS
  •         Laboratório de informática; 
  •         Caderno;
  •         Lápis; 
  •         Borracha;
  •         Folha de papel ofício.

AVALIAÇÃO
  • Dificuldades nas atividades;
  • Participação;
  • Interação e entendimento no conteúdo;
  • Interesse e desempenho nas atividades.

REFERÊNCIAS
  
Profª: Jociane




HISTÓRIAS EM QUADRINHOS

OBJETIVO: mostrar outros tipos de textos, despertando o interesse pela leitura e criatividade.

Realizar pesquisas sobre:

- O que são histórias em quadrinhos?
- Que linguagem é usada nas histórias em quadrinhos?
- Por que são usadas histórias em quadrinhos?
- No dia-a-dia, em que situação normalmente encontramos histórias em quadrinhos?
- Que tipo de tema uma história em quadrinhos pode abordar?
- Existe limites para a quantidade de quadrinhos a serem usados?
- Autores, conhecidos, que no Brasil, se destacam com histórias em quadrinhos.
- Características das histórias em quadrinhos.

TAREFAS
- Procurar em jornais, revistas, Internet, vários textos escritos em quadrinhos, para comparar: tema, pontuação, criatividade, tipo de texto, linguagem...
- Identificar os tipos de balões usados para cada situação e tema.
- Escolher um assunto e montar uma história em quadrinhos, através de slides.

PROCESSO
- Leitura das historinhas;
- Expressões  e ênfase na leitura;
- Contar e representar a historinha para seus colegas;
- Identificar características da historinha.
- Produzir uma historinha em quadrinhos.

AVALIAÇÃO
Será avaliada a criatividade, a linguagem, a seqüência, a participação e a elaboração dos quadrinhos.
Professoras: Marylucy e Rosângela




Animais Vertebrados e Invertebrados

Introdução
Os animais fazem parte da natureza. Eles são seres vivos, nascem, crescem se reproduzem e morrem.  São temas de interesse da maioria dos alunos. Diante disso, sentiu-se a necessidade de apresentar este tema para os  educandos  de forma prazerosa e dinâmica, fazendo com que os mesmos conheçam e saibam definir  a diferença existente entre Animais Vertebrados e Invertebrados.

Tarefas
Para maior conhecimento, os alunos deverão descobrir quais são os animais vertebrados e invertebrados. Conhecer a vida  e classificação dos mesmos. Montar um painel com alguns desses animais, separando-os em animais vertebrados, (aves, peixes, anfíbios, répteis e mamíferos) e animais invertebrados (moluscos e artrópodes).
Processo
Formar grupos, onde cada grupo, fará a montagem de cartazes e apresentação dos mesmos.  Elaborar pesquisa no laboratório de informática, elaborando um slide sobre animais vertebrados e invertebrados, juntamente com a professora.
Recursos
Papel pardo, gravuras de animais, cola, tesoura, canetinhas, laboratório de informática.

Avaliação
O desempenho dos educandos será avaliado por meio de observação durante o desenvolvimento do trabalho em grupo, participação e interesse dos mesmos.

Conclusão
Trabalhar animais vertebrados e invertebrados será de suma importância para as crianças, pois as mesmas poderão compreender que os animais vertebrados possuem  coluna vertebral e os invertebrados não possuem  coluna vertebral.

Trabalho dos alunos

Professora: Cristiane



OBJETIVO GERAL

Desenvolver trabalho sobre o sistema solar onde os alunos poderão aprender, por meio de uma simulação visual e lúdica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
  • Explicar que o sistema solar é um conjunto de astros em movimento. Os quais recebem luz e calor.
  • Trabalhar com atividades pedagógicas que favoreçam a percepção do espaço.
  • Fazer com que eles consigam ir além dos seus conhecimentos acumulados.
  • Ampliar o olhar geográfico com a leitura de imagens e outras formas de representações que estão ao nosso redor.

CONTEÚDOS
·       Planetas
·       Satélites
·       Asteróides
·       Cometas
·       Sol e lua
·       Estações do ano

METODOLOGIA
  • Dividir os grupos e sortear os conteúdos que cada um pesquisará.

  • Utilizar o laboratório de informática e pesquisar sobre o sistema solar, assistir vídeos. Fazer comparações sobre o tema e algumas anotações.

  • Sugerir aos alunos uma discussão de forma que todos possam expor o que aprenderam na pesquisa realizada.

RECURSOS
Laboratório de informática (pesquisa na Internet). Aula interativa e conceitual.


AVALIAÇÃO
·       Avaliar o desempenho;
·       Assunto pesquisado;
·       Leitura;
·       Desenvoltura na hora dos trabalhos;
·       Participação.

Pofª: Flaviane e Jussara


Nenhum comentário:

Postar um comentário